terça-feira, 2 de junho de 2009

A HIERARQUIA URBANA BRASILEIRA ESTÁ ESTRUTURADA EM:

*Metrópoles mundiais ou globais: representadas pelas cidades de S.Paulo e Rio de Janeiro. Exercem influência sobre todo o território nacional. Essas cidades comandam a economia globalizada. Abrigam as sedes(centrais ou regionais) das principais empresas que protagonizam ou vialilizam os mercados finaneiros globais. Atraem as principais empresas de consultoria, de contabilidde, publicidade e também os principais bancos, os conglomerados de telecomunicações e as bolsas de valores(que definem o preço das ações e, por isso, influenciam toda a economia mundial).
*Metrópoles nacionais: correspondem às cidades que exercem grande influência sobre o território dos estados onde estão localizadas e muitas vezes, sobre extensas áreas de estados vizinhos. Ex: Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Brasília, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.
*Metrópoles regionais: cidades com mais de 1 milhão de habitantes, abrigam uma economia diversificada, mas possuem uma área de influência menor que a das metrópoles nacionais. Exemplos: Campinas(SP), Goiânia, Manaus e Belém.

Um comentário:

Daniela disse...

Tia Rô,
obrigada por fazer este texto. Tenho certeza que ajudará muito!